Exclua o botão adiar da sua vida

Por Larissa Tavares

Você piscou e estamos em Fevereiro. É… já se passou 1 mês do ano de 2021. Você já parou para pensar sobre os objetivos do novo ano que chegou? Estabelecer metas é fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

E por que traçar objetivos é tão importante? Os objetivos estão associados aos nossos sonhos e desejos. O desejo do ser humano é o que dá pulsão a vida. Ao visualizar nossos sonhos, temos perspectivas do futuro e esperança em relação ao que queremos conquistar.

Muitas vezes, não paramos para refletir sobre as nossas escolhas. Deixamos a vida nos levar sem considerar que o tempo vai passando e que não estamos efetivamente buscando alcançar nossos sonhos. Pare. Tire a vida do modo automático.

Se alguém te perguntasse hoje onde você se vê em 5 anos, o que você responderia?

Sabe aquele seu projeto que você tinha vontade de começar há 2 anos mas pensava que ia demorar demais? Ou aquele seu objetivo de 2020 que você não conseguiu cumprir? Pense sobre isso durante o seu planejamento de 2021.

Em muitas entrevistas de emprego e em processos seletivos das universidades mais famosas do mundo é regular que se pergunte ao candidato suas perspectivas de futuro, ou então, onde ele se imagina em 5 anos. O motivo dessa pergunta é avaliar o senso de motivação, de propósito e a clareza em relação as metas que impulsionam a vida dessa pessoa.

Mas nem precisamos ir tão longe. Acabamos de iniciar um novo ano. Uma nova oportunidade se apresenta diante de nós para fazermos diferente e planejarmos o que desejamos alcançar. É um ótimo momento para fazer o balanço das nossas conquistas e determinar quais as prioridades de desenvolvimento de 2021.

Embora o planejamento das metas seja importante, há um aspecto que precisamos contemplar. Muitas vezes nos criticamos em excesso, com cobranças e expectativas ilusórias de como concretizar nossas tarefas. Vivemos em uma sociedade que prega o sucesso a qualquer custo e espera que sejamos sempre perfeitos.

A partir do nosso autoconhecimento, podemos traçar e definir metas reais para o nosso desenvolvimento. Assim, saberemos quais metas fazem sentido de acordo com a nossa personalidade e realidade. Isso quer dizer que precisamos saber o que queremos (algo que pode ser difícil) e o que é factível para nós.

Não é porque o seu colega tem uma rotina que funciona pra ele, que essa rotina necessariamente vai funcionar pra você. Claro que existem hábitos que são benéficos de forma geral, mas como você vai se ajustar àquele hábito? Isso deve ser considerado no planejamento de metas e objetivos.

Por exemplo, suponha que você tem 2 filhos pequenos, e tem uma meta de emagrecer 5kgs. Você deverá estabelecer os critérios para sua meta com base na sua realidade. Talvez, para você, não seja factível fazer exercícios as 7h ou as 19h. Você deve aceitar a sua realidade e pensar nas alternativas viáveis para fazer o seu desejo se concretizar.

Esqueça as desculpas. Toda meta pressupõe dificuldades. Se fosse fácil, não seria uma meta a ser conquistada. Reconheça suas limitações, os seus defeitos, as suas qualidades e os seus pontos fortes. Trabalhe com estes pilares para construir um plano único, que funcione pra você.

Desafio vocês a fazerem um experimento nessa semana:

  1. Tire um tempo hoje mesmo para refletir sobre os seus objetivos de 2021. Divida os objetivos pessoais dos objetivos profissionais.
  2. Reflita sobre o seu futuro. O que você quer para a sua vida no futuro? Onde você se vê em 5 anos. Planeje as metas considerando isso.
  3. Quebre esses objetivos em metas menores. Ex.: Aprender a desenvolver poderia ser quebrado em metas menores como: fazer o curso tal na semana X, desenvolver um protótipo tal até Abril, ler tal livro. Pense no contexto anual para fazer isso.
  4. Com base na meta anual, estabeleça objetivos para o mês de Fevereiro com tarefas ainda menores e mais específicas.

Pensando nisso e visando fornecer ferramentas para contribuir com o planejamento e execução, a Sonner estabeleceu uma parceria com o Dorly para oferecer webinars e workshops específicos para os nossos times.

O nosso 1º webinar será exatamente sobre isso: Planejar para alinhar, disciplina para fazer.

“Não há dúvidas que planejar-se é uma ótima forma de manter suas obrigações sob controle. Porém, será que sabemos nos planejar da melhor maneira? Somado a isso, o que fazer depois de criar um planejamento? Como ter disciplina para realizar o que nos propomos a fazer?”

Na próxima terça-feira, dia 09/02 as 8h, Dorly Neto, CEO da powernap, responde essas perguntas, abordando conceitos e técnicas essenciais para sermos mais produtivos.

A Sonner tem revisto seus processos internos e tem se atentado com a saúde mental dos nossos colaboradores. Estamos confiantes de que essa parceria irá agregar para o desenvolvimento humano de todos e contamos com você para colocar em prática estes ensinamentos tão importantes para a nossa vida.

Próximo
TECH TALKS