Neste mês, convidamos o Dorly para escrever um artigo curto para reforçar alguns conceitos apresentados no workshop.

Exercendo a comunicação positiva

Por Dorly Neto

A comunicação é a base de todo relacionamento. É a partir dela que nos fazemos entender e também entendemos os pontos de vista de outra pessoa. No mundo trabalho não é diferente. Saber se comunicar não é apenas conseguir transmitir uma informação. É saber passá-la de forma assertiva, respeitosa, positiva e construtiva.

Das quatro características citadas acima, destaco uma: a comunicação positiva. É a partir dela que criamos conexões significativas com nossos colegas de trabalho e clientes. A comunicação positiva acontece quando nos expressamos sempre olhando para o copo meio cheio. Além disso, a comunicação é uma ferramenta que todos os profissionais do mundo utilizam, sem exceção.

Quem de nós não gosta de ser super bem tratado quando somos atendidos em um estabelecimento? O que a pessoa que nos atendeu fez foi nada mais do que se comunicar de forma positiva. E quando a comunicação não é positiva, na hora a gente sabe identificar, não é mesmo? A comunicação positiva é uma habilidade que pode – e deve – ser treinada de forma deliberada. E aqui eu ofereço algumas recomendações de como vocês podem fazer isso.

  1. Faça uma autoanálise de qual o seu perfil de comunicação

Antes de mais nada, você se considera uma pessoa que se comunica de forma positiva? É importante fazer essa análise com bastante seriedade. Se estiver na dúvida, converse sobre o assunto com as pessoas que você mais interage no trabalho. Inclusive, este feedback deve ser uma via de mão dupla.

  1. Estabeleça metas de comunicação de acordo com seus objetivos profissionais

Se você deseja evoluir sua comunicação positiva para melhorar a experiência dos clientes, crie metas para treinar sua comunicação. Essas metas possuem relação com a prática: para aprender a se comunicar de forma positiva, você precisa exercitar sua fala, sua postura e sua escrita de forma constante e consciente.

  1. Não faça isso sozinho!

Busque pessoas próximas no seu trabalho para que vocês possam compartilhar suas metas e evoluirem juntos. A comunicação é uma ferramenta que não se pratica sozinho.

  1. Estude sobre comunicação

Aprender a se comunicar não é uma ciência exata igual a matemática, mas existem diversos estudos sobre como funciona esta soft skill. Estudar sobre o assunto é um passo fundamental para você aumentar o seu repertório.

E para começar, trago uma indicação de dois livros:

Agora, vocês estão munidos de algumas ferramentas para começarem a aprimorar suas habilidades de comunicação positiva! 

Vamos começar?