No dia 28 de abril foi celebrado o dia mundial da educação. E nós não poderíamos deixar passar essa data em branco! 

A nova gestão nos municípios tem propiciado um momento de oportunidade para expansão das nossas operações ocasionando um crescimento importante, principalmente com a utilização do Diário Online e do EAD. 

Apesar de por vezes haver resistência na utilização do sistema, os professores tem cada vez mais percebido que nossas soluções são facilitadoras do processo de gestão das escolas e das atividades durante este momento de desafios. 

Em Paracatu, com a eleição do novo prefeito, Igor Santos, de 23 anos, novas oportunidades permitiram uma reimplantação do sistema de educação, agora incluindo mais de 37 escolas e uma rede de aproximadamente 8.000 alunos. No dia 05/05 o programa de treinamentos dos professores será concluído para iniciarem a utilização do Diário Online, incluindo o registro de aula e chamada online. Toda a parte de secretaria já está consolidada e implantada. No 2o trimestre, a partir de junho, o município implantará também o módulo EAD.

Em Araguari, a situação é a mesma: uma nova gestão empenhada em utilizar as ferramentas disponíveis para alcançar os resultados mais abrangentes. Em uma reunião com a secretaria municipal de educação, foi possível identificar retrabalho nos processos e gargalos na utilização do sistema, sendo realizado o mapeamento das escolas que ainda não utilizam bem como otimizações na realização de tarefas e funções.

Enquanto algumas escolas não utilizavam o sistema, muitas andavam avulsas. Apesar de utilizarem o sistema não reportavam e integravam com a secretaria, e sendo assim, os relatórios não eram disponibilizados para a gestão. Nildo Morais, suporte especialista da educação

Nesse sentido, novas oportunidades foram apresentadas para evitar redundância nos processos. Os professores não utilizavam o sistema, sendo feito o preenchimento das informações em papéis e levados para a secretária municipal de educação.

Em algumas cidades, as secretarias definiram que não irão mais comprar os diários de aula e sendo assim, o uso do diário online passa a ser obrigatório para as escolas, permitindo um monitoramento das atividades e otimização dos recursos. Uma gestão mais eficaz e digital para as escolas!

Este é o caso de Divinópolis, onde a implantação do diário online nas escolas está em andamento. A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Setor de Tecnologias da Informação e Comunicação e da Gerência de Políticas Educacionais, promoveu uma capacitação para abertura do Sistema de Gestão Educacional SGE/SONNER, em 2021.

Participaram deste treinamento, que aconteceu nos dias 8 e 9 de abril, os servidores municipais que atuam nas secretarias de todas as unidades escolares do município. Esta capacitação faz parte da proposta de informatização e desburocratização da atual gestão, que é fundamental na educação municipal.

Com relação ao EAD, no final de 2020, São José da Lapa e Prata já haviam iniciado um processo de reimplantação do SGE. Porém, ainda havia morosidade no processo de utilização do EAD. Com a nova gestão, estes projetos foram acelerados novamente e tem previsão de início imediato.

Em Guaxupé, o EAD já é um sucesso. Os pais dos alunos tem elogiado o sistema através de vídeos e depoimentos no facebook, participando ativamente do processo. Lagoa Santa iniciou a utilização do EAD em abril.

Depoimento de pais de Guaxupé no facebook a respeito do módulo EAD.

Em São Roque, o EAD está em fase de implantação com 3 escolas piloto. Na próxima semana, os pais serão envolvidos para demonstração dos benefícios de utilização do sistema no intuito de acelerar a implantação. Quanto a lista de espera, todos os alunos já foram cadastrados, estando pendente a publicação e comunicação para o município.

Em Ouro Preto, foi definida uma escola piloto para a implantação do EAD, a escola Tomás Antônio Gonzaga. O processo de treinamentos está previsto para iniciar na primeira semana de maio.

Em Coronel Fabriciano, as aulas foram mantidas de forma presencial. O sistema é usado na totalidade para todas as escolas, sendo os lançamentos feitos pelos professores, incluindo o Diário Online.

Um novo relatório (Relatório EAD) acaba de ser disponibilizado incluindo todas as informações estratégicas do EAD, como o nome do aluno, conteúdos publicados, data e hora de acesso e inclusão de tarefas e correção. Este mesmo relatório também será disponibilizado consolidado para que a secretaria possa fazer uma gestão mais eficaz. As próximas cidades que já sinalizaram a implantação do EAD são: Araguari, Divinópolis, Paracatu, Prata, Ouro Preto, São Roque e São José da Lapa.

Várzea Paulista, que foi o município precursor do EAD, está em fase de testes para utilização do módulo EAD através de tablets para os professores com o GRP MOBILE.

Confira alguns números atualizados em Várzea Paulista:

  • 445.202 Acessos (somente portal cidadão)
  • 30.603 Atividades realizadas
  • 6.317 Alunos realizaram atividades
  • 43.513 Conteúdos criados no sistema
  • 10.239 Alunos matriculados na rede municipal
  • 61,69% dos alunos da rede municipal utilizam ou utilizaram o modulo EAD

Estamos muito felizes com os resultados envolvendo as operações da educação e estamos confiantes de que novas oportunidades se abrirão para implantar mais funcionalidades e contribuirmos com a educação municipal, para professores e alunos mais conectados e inteligentes.

Agradecemos todos os envolvidos, todos os suportes especialistas na área da educação e demais envolvidos nos projetos nas cidades, especialmente, Nildo Morais, Lenon Leonel, Karla Cristina, Heloisa, Daniele, Natali, Julio Cesar, Guilherme, Ramon. Obrigado por apoiarem iniciativas envolvendo a digitalização da educação!