Visando a desburocratização e o fomento do desenvolvimento da cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lavras utilizou o SonnerDocs (PDF) para reduzir de 45 dias para 1h o processo de emissão de alvarás!

A nova gestão da Prefeita Jussara pressupõe um mindset de inovação e agilidade para uma gestão 4.0. Diversos serviços foram disponibilizados no Portal do Cidadão e no aplicativo Cidadão Online, como a alteração de dados cadastrais das empresas e a emissão de alvarás.

Embora a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tenha tido um destaque considerável no contexto da digitalização, as áreas da saúde e da educação também tem sido impulsionadas como parte da aceleração da agenda tecnológica do governo e da qualidade do serviço prestado à população. O EAD está em pleno funcionamento no município, com utilização dos aplicativos Cidadão Online e GRP MOBILE, pelos pais, alunos e professores, para execução das atividades. Na saúde, a visualização de laudos de exames está disponível no Portal e aplicativo Cidadão Online representando economia, eficiência e modernização.

Do ponto de vista da desburocratização, apesar de o município haver estabelecido um prazo de 7 dias como máximo para a população, o registro de MEI sai em 1 dia, contemplando todo o processo de consolidação de MEI, que consiste na emissão de alvará e visita em um único dia. O processo de abertura de empresas “normal” pode ser concluído em até 2 dias.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem se empenhado para integrar os interesses dos empresários visando afinar a sintonia entre governo e empresários para que prestem serviços dentro do município. Nesse sentido, foi implantado um processo inovador incentivando empresários que possuem lotes na cidade para se cadastrarem no portal através da classificação de “Cadastro de imóvel industrial”.

Neste cadastro, o dono do lote/imóvel poderá anexar fotos e preencher um formulário simples, que foi gerado pelo sistema e que possui campos obrigatórios como luz, água, tamanho do lote, etc bem como um campo livre para observações.

Após preenchimento das informações, os lotes/imóveis são disponibilizados para os empresários, que realizam seu cadastro de interesse de ida para Lavras. Ou seja, o processo funciona como um “match” entre empresários que buscam um local para sua nova empresa e empresários que querem vender ou alugar seus imóveis.

Desde que tais iniciativas foram implantadas em Lavras, incluindo protocolos, EAD, saúde e também o processo de Ouvidoria, que antes era realizado somente através do canal telefônico com uma gestão em excel, a quantidade de usuários cadastrados no Portal saltou de 1.000 para 10.000.

Equipe em Lavras: Tiago Megale e Mariana Paula a esquerda e Mayra Cristiane a direita.

Parabenizamos a equipe em Lavras pelo trabalho bem como a gestão do município, por trazerem inovação que se reflete na qualidade dos serviços prestados à população. Estamos seguros de que tais mudanças contribuirão com o futuro social e econômico da cidade e temos orgulho de fazer parte desta transformação tecnológica em um cliente tão importante.

Agradecimento especial: Tiago Megale, Mayra Cristiane, Mariana Paula, Neemias Câmara e todos os especialistas e colaboradores que contribuíram com o projeto.