A tendência do crescimento do EAD no Brasil

Mesmo com a superação da pandemia, o método da EaD é uma solução que tende a conquistar mais espaço no setor educacional, sobretudo relacionada ao nicho do Ensino Superior no Brasil.

A Educação a Distância (EaD) é a modalidade de ensino mediada por tecnologias em que alunos e professores não estão fisicamente presentes em um ambiente de ensino-aprendizagem. O modelo permite que o estudante assista suas aulas em qualquer lugar, a partir da conexão via tablet, smartphone ou computador. 

Em sua forma empírica, a EaD é conhecida desde o século XIX, entretanto foi nas últimas décadas que o método passou a fazer parte do planejamento pedagógico. A evolução desta forma de educação foi possível graças às tecnologias disponíveis em cada momento histórico, e na pandemia se tornou a solução para a atender a necessidade de alunos e professores afastados pelas normas de distanciamento social.

Mesmo com a superação da pandemia, o método da EaD é uma solução que tende a conquistar mais espaço no setor educacional, sobretudo relacionada ao nicho do Ensino Superior no Brasil. Atualmente, o Ensino a Distância representa 26% da educação superior no país. Um estudo realizado pela Sagah prevê que, em 2023, o EaD direcionado a esta parcela corresponderá a 51% do mercado.

Há uma clara demanda de consumidores que desejam este modelo de ensino em busca de mais flexibilidade. No estudo, o uso de vídeoaulas foi apontado pelos alunos como um dos principais atributos para o curso de EAD e 61% consideram mais relevante o fato de poder estudar quando e onde quiser.

O crescimento previsto para o próximo ano ainda revela que muitas instituições ainda não possuem a permissão de ofertar cursos a distância, mas estão em busca de obter a permissão. O levantamento ainda prevê que dentro de três a cinco anos a tecnologia de realidade aumentada e novas formas de inovações também serão incorporadas à educação a distância, permitindo novas experiências de ensino-aprendizagem.

Em um cenário marcado pela expectativa de crescimento do método EaD e pela opinião favorável dos estudantes, é imprescindível que as cidades que desejam alcançar a transformação digital ofereçam para estudantes em formação, plataformas e soluções voltadas a atender a demanda por uma educação a distância de qualidade. A Sonner possui produtos pensados especificamente para este modelo de ensino, e somente na pandemia, 150 mil estudantes foram beneficiados pelas soluções do módulo EaD. 

A plataforma desenvolvida pela Sonner foi elaborada durante a pandemia pensando em possibilitar a interação entre alunos e professores diretamente pelo celular. A necessidade de elaborar um módulo EaD que possa ser acessado via smartphone parte da premissa da inclusão digital. Segundo a PNAD contínua do IBGE, a cada 10 brasileiros, oito têm celular pessoal.

Conheça nossas soluções.

Entre em contato conosco e nos acompanhe nas redes sociais:

Amanda Castello

Amanda Castello

Obrigado pelo seu cadastro!

Em breve você receberá nosso conteúdo
no e-mail cadastrado!