Como a pandemia acelerou a digitalização da saúde?

Quando pensamos na área da saúde, em especial, o período da pandemia causada pelo Covid-19, impulsionou o processo de transformação digital no segmento.

No cenário atual, a digitalização está transformando diversos setores da economia. Quando pensamos na área da saúde, em especial, o período da pandemia causada pelo Covid-19, impulsionou o processo de transformação digital no segmento. Para atender a demanda em uma fase que exigiu o distanciamento social e a ida à hospitais somente em casos urgentes, foi necessário acelerar processos para otimizar desde a gestão até os recursos para atender os pacientes de maneira remota.

A telemedicina foi um dos serviços que recebeu força no período, mas outras soluções como os prontuários eletrônicos, sistemas inteligentes, plataformas de prescrição digital, gestão de estoque e de suprimentos, também tornaram-se essenciais no cotidiano das organizações de saúde, seja no setor privado ou público. 

Situações diárias como a liberação de procedimentos, solicitação de exames e receituário de medicamentos, tornaram-se mais ágeis com a desburocratização de processos, beneficiando profissionais do setor e pacientes, que passaram a contar com um atendimento mais eficiente. Mesmo com a atenuação da pandemia, as soluções implementadas tendem a se tornar mudanças definitivas e guiarem novas inovações para a área. A telemedicina, a exemplo, está sendo votada por parlamentares para ser novamente regulamentada via Projeto de Lei, já protocolado na Câmara.

Neste fluxo, a Sonner trabalha com diversas soluções que oferecem a modernização do setor. A cidade de Guaxupé alcançou resultados expressivos na área utilizando os produtos Sonner. Com as implementações, o prontuário eletrônico foi aplicado para agilizar a prescrição de medicamentos e exames no sistema e um kit de exames voltado às gestantes foi automatizado no sistema para facilitar o fluxo de solicitações médicas. Além disso, a geração de uma ficha automática de atendimento individual foi realizada para incluir os procedimentos realizados no prontuário eletrônico integrado ao ESUS.

O case de Guaxupé é um dos exemplos em como a digitalização do setor pode contribuir para a eficiência dos serviços direcionados à população, mesmo após a pandemia. A inovação do segmento tende a ser intensificada com o uso da IA e IoT, bem como através da chegada de novos recursos como o 5G. Digitalizar o setor da saúde é um importante passo para a melhoria dos serviços públicos que devem ser oferecidos com qualidade para os cidadãos. 

Confira mais sobre o case de Guaxupé clicando aqui e entenda como a Sonner está contribuindo para a modernização da saúde.

Entre em contato conosco e nos acompanhe nas redes sociais:

Amanda Castello

Amanda Castello

Obrigado pelo seu cadastro!

Em breve você receberá nosso conteúdo
no e-mail cadastrado!