Crescimento Pessoal x Profissional: Marcos Roberto Gomes fala sobre o assunto

Confira o texto do especialista Marcos Roberto Gomes, Gerente Técnico de Ouro Preto, sobre o desenvolvimento pessoal aliado ao crescimento profissional.
Conheça o autor do texto que discute o Crescimento Pessoal e Profissional.

Crescimento Pessoal e Profissional

Alguns profissionais com ótimos currículos, não conseguem evoluir em suas carreiras e na maioria das vezes, concluem que seus investimentos foram em vão. 

Na realidade, além do cenário corporativo contemporâneo requerer expertise com os recursos tecnológicos e metodológicos do trabalho, é necessário também saber lidar com pessoas – sejam outros profissionais ou com o público.

Todas as profissões, bem como as prestações de serviços, demandam a habilidade no tratamento com o outro em algum nível. O lidar com o trato humano é fundamental para a produtividade das equipes, bem como garante bons resultados às empresas/corporações/instituições. Portanto, o profissional que deseja ser bem-sucedido precisa investir e/ou dar maior ênfase no crescimento pessoal e profissional de maneira síncrona.

Além de ter bons reflexos na carreira, essa perspectiva também traz benefícios para a vida das pessoas que a tomam como norte.

Ter uma boa remuneração, sentir-se satisfeito no ambiente de trabalho, alcançar as posições almejadas: isso reflete verdadeiramente o crescimento profissional? Podemos dizer que essas questões são as consequências dele. Mas, afinal, o que é crescimento profissional?

A evolução profissional reflete a atitude da pessoa em relação à sua carreira. Assim, requer o investimento constante em atualização e desenvolvimento de habilidades, bem como a vigília quanto às próprias posturas em suas interações no ambiente de trabalho.

O que nos leva a crer que, não há como separar desenvolvimento pessoal e profissional. Ainda que seja imprescindível o aperfeiçoamento das habilidades técnicas correspondentes à área de atuação, este será insuficiente para que um profissional exerça bem a sua função.

Aspectos como saúde física e psicológica, equilíbrio emocional, comportamentos assertivos, dentre outros, são diferenciais indispensáveis para que qualquer função seja realizada com excelência. Portanto, embora sejam considerados aspectos de crescimento pessoal, são relevantes também para o crescimento profissional.

Crescimento Pessoal X Profissional

Já sinalizamos a razão pela qual crescimento pessoal e profissional se relacionam. Entretanto, é possível tornar essa articulação ainda mais clara. O que torna os dois aspectos interligados nos dias de hoje é a transformação da cultura na maioria das empresas e instituições.

Tornou-se conhecimento comum que um colaborador, por mais especializado, experiente e hábil que seja com os aspectos técnicos, se não sabe trabalhar em equipe, é grosseiro com os colegas, pouco proativo ou engajado no que faz, acaba por prejudicar o andamento das atividades.

Uma vez que o trabalho em conjunto é uma premissa para que qualquer setor tenha sucesso, tornou-se um requisito profissional a habilidade em cooperar com outras pessoas. Isso também se reflete no trato com o público, que tem reafirmado seu valor para qualquer área.

Sendo assim, as chamadas “habilidades interpessoais” se tornaram competências indispensáveis para o crescimento de um colaborador. Todavia, não são habilidades desenvolvidas a partir dos mesmos métodos que os conhecimentos técnicos e científicos. Elas requerem a dedicação constante da pessoa nos variados contextos e a efetivação de investimentos específicos para o seu respectivo desenvolvimento. Isto é, conquista-se esse tipo de habilidade, a partir do próprio cotidiano, nos ambientes de aprendizado profissional técnico, mas também a partir de ações específicas, como treinamentos, capacitações, coaching, acompanhamento psicológico e afins.

Como maximizar e/ou otimizar o crescimento pessoal e profissional?

Equilibrar esses aspectos é importante, mas como fazer isso se as competências pessoais são mais complexas? Bom, em primeiro lugar, é preciso mudar a perspectiva sobre o modo de lidar com as oportunidades da vida.

Algumas dicas pontuais para tornar qualquer situação um contexto de aprendizado para o crescimento pessoal e profissional são:

·   Buscar autoconhecimento, de modo a compreender seus pontos fortes e a desenvolver;

·   Construir um planejamento, a partir da análise de sua situação atual, compreendendo seus objetivos e metas necessárias para alcançá-lo;

·   Investir em si, por exemplo, cuidando da saúde, permitindo-se ter momentos de lazer, realizando cursos que contribuam para a sua carreira e desenvolvimento pessoal;

·   Fortalecer sua rede de contatos, permitindo-se aprender com as pessoas, disponibilizando-se para oferecer e escutar feedbacks construtivos.

Essas são apenas algumas dicas pontuais, mas existe uma série de atitudes simples que podem contribuir significativamente para o crescimento pessoal e profissional. Atividades que você já realiza, como assistir filmes, séries e ler livros são auxiliares poderosos nesse sentido.  Envolvimento mais profundamente com esses recursos, questionando o que pode aprender com eles, o que de você se reflete e como podem ser projetados para nosso cotidiano.

Entre em contato conosco e nos acompanhe nas redes sociais:

Larissa Tavares

Larissa Tavares

Obrigado pelo seu cadastro!

Em breve você receberá nosso conteúdo
no e-mail cadastrado!