Digitalização para a gestão pública municipal

Por Larissa Tavares

A gestão pública municipal carece de recursos tecnológicos que propiciem mais eficiência e dados estratégicos para a tomada de decisão. Por isso, empresas e startups têm buscado desenvolver soluções cada vez mais modernas para atender as demandas dos municípios.

A digitalização de serviços no momento de pandemia tem sido essencial para a continuidade dos serviços prestados à população. Embora no âmbito federal o governo tenha conseguido cada vez mais alavancar a digitalização, na esfera municipal, ainda precisamos avançar consideravelmente.

A tendência do governo tecnológico se solidifica na medida em que inúmeros benefícios são percebidos a partir da implantação de novas tecnologias para a gestão pública. Entre eles, economia de recursos e redução de prazos, mais transparência e previsibilidade, segurança e rastreabilidade de dados, culminando em mais disponibilidade de informações para a inteligência na elaboração de políticas públicas eficazes e para uma tomada de decisão mais assertiva.

Porém, não são apenas as vantagens econômicas que impulsionam a inclusão da tecnologia em todas as áreas da administração pública. O aumento de produtividade para inovação e a sustentabilidade configuram fatores importantes para o desenvolvimento econômico.

Algumas prefeituras têm adotado sistemas que possibilitam o mapeamento de fluxos de processos e uma visão completa da gestão. Além de todos os outros benefícios já apontados, a utilização de recursos digitais permite a eliminação de papel e redução de impressões, colaborando com um planeta mais sustentável. Na prática, prefeituras que adotaram soluções tecnológicas para a digitalização, realizam, desde o início de cada etapa de processo, a inserção de dados de forma online, com tramitação digital, acompanhamento, relatórios, interação online com a população e assinatura de documentos a partir de certificação digital.

Com a pandemia, as empresas tiveram que se adaptar rapidamente, com o desenvolvimento de novas ferramentas que pudessem trazer respostas aos problemas causados pelo coronavírus. A Sonner, que atua há 25 anos no segmento de softwares para gestão pública, rapidamente desenvolveu o módulo de Educação a Distância e incluiu nas suas soluções o teleatendimento, para a atendimento do cidadão de forma remota via videoconferência e para a área da saúde, com consultas online, evitando filas e deslocamentos desnecessários.

Um dos maiores desafios na implantação de soluções tecnológicas para gestão pública continua sendo a integração dos dados. Muitas vezes, em função das soluções não estarem conectadas, a conversão dos dados para a integração pode dificultar a análise de relatórios e a entrega de informações mais precisas para apoiar o poder público na elaboração de políticas públicas mais consistentes.

Os sistemas Sonner constituem um conjunto de soluções integradas que oferecem a completa digitalização de processos. O sistema PDF, Protocolos, Documentos e Fluxos,  contempla uma séria de funcionalidades que trazem mais eficiência para a gestão pública.

Confira abaixo as vantagens da utilização dos sistemas integrados para gestão pública municipal da Sonner:

  1. Geração automática de documentos eletrônicos: eliminação de pastas impressas, rastreabilidade digital, movimentações, trâmites, gestão de processos digitais;
  2. Gestão de processos e documentos de onde estiver;
  3. Elaboração de documentos na nuvem (Google Docs);
  4. Sistema web acessível de qualquer lugar através do navegador;
  5. Interação entre o governo e a população;
  6. Assinatura com certificação digital;
  7. Integração com aplicativos mobile Cidadão Online e GRP MOBILE.

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