Educação conectada: A inserção da tecnologia na educação.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Confira como a tecnologia tem afetado o modo de ensino nos últimos tempos e como a Política de Inovação Educação Conectada (Piec) interfere no futuro da educação.

Sabemos que devido a pandemia, a forma de funcionamento da sociedade passou por mudanças significativas, afetando diretamente o ambiente escolar, onde a tecnologia se tornou o principal meio de aprendizagem e o ensino a distância tornou- se parte do dia a dia de alunos e professores. 

Considerando isso, no último ano, as escolas e seus profissionais precisaram se reinventar, utilizando novas metodologias no ensino a distância. Porém, apesar de o desenvolvimento de tal modelo de escola ainda ser um desafio, o processo bem como o aprendizado precisam caminhar na perspectiva de difusão da sociedade. Com o impulsionamento da pandemia para tal acontecimento, os meios digitais passaram a ser os principais aliados para manutenção do vínculo com as famílias, sendo possível manter o aprendizado dos alunos mesmo em um contexto social adverso. 

Devido a rápidas mudanças na educação, no dia 1° de julho deste ano, foi sancionada a lei que institui a Política de Inovação Educação Conectada (Piec), com o propósito de difundir a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. A iniciativa surgiu devido a dificuldade de implementação do ensino remoto e os desafios enfrentados por profissionais da educação, pais e alunos no desempenho escolar. 

A Piec planeja incentivar o uso das ferramentas tecnológicas, assegurar as ações voltadas à inclusão da inovação na prática pedagógica das escolas, além de capacitar os professores e demais profissionais envolvidos, bem como estimular a produção de materiais escolares digitais e gratuitos. A sanção presidencial fortalece as políticas já desenvolvidas pelo Governo Federal buscando disseminar o acesso à internet e promover o uso de tecnologias digitais nas escolas públicas de Educação Básica.

Visando inovar e atender às novas demandas da sociedade, a Sonner possui uma solução inovadora e eficaz. Através de um banco de dados único, disponibilizamos um módulo educacional completo, que inclui um sistema web integrado online e aplicativos para o professor e aluno, com visibilidade de informações que propiciam um melhor desenvolvimento de políticas públicas educacionais. Tudo com fácil acesso, tanto para gestores e servidores, quanto para a população, utilizando a tecnologia a favor da aprendizagem e bem estar de todos. 

Referências: 

https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2021/07/sancionada-a-politica-de-inovacao-educacao-conectada-piec

https://www.gov.br/secretariageral/pt-br

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.180-de-1-de-julho-de-2021-329472130

Entre em contato conosco e nos acompanhe nas redes sociais:

Natalia Machado

Natalia Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado pelo seu cadastro!

Em breve você receberá nosso conteúdo
no e-mail cadastrado!