Case de Sucesso – Governança Digital em Andradas

Realizamos uma entrevista com o ex-prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, para colher os resultados da iniciativa do projeto de governança digital.

Assista a entrevista e confira abaixo os principais trechos selecionados:

A cidade de Andradas foi o primeiro cliente Sonner a utilizar os produtos da solução na totalidade, com a devida integração para um governo digital visando a eliminação de papel.

Rodrigo já era servidor público na prefeitura antes de se tornar prefeito e já usava os sistemas Sonner. Quando assumiu o cargo, em função da vontade política e visão quanto a modernização da gestão pública municipal, tinha como principal objetivo a eliminação da quantidade de papéis que se acumulavam na mesa:

“Eu sempre quis acabar com o papel. Além da questão do custo, há a questão dos arquivos, gerando risco de perda, de processos, risco de extraviar… Eu falava que até o final do mandato queria ter um projeto totalmente digital. E depois o acervo seria digitalizado aos poucos, até que em algum momento, a prefeitura conseguisse ter todos os seus arquivos em uma plataforma digital.”

Outro fato importante que o ex-prefeito ressaltou, além da eficiência, foi o custo do papel, mas não apenas o custo da impressão, todo o custo do acervo físico, incluindo o espaço onde o arquivo é alocado:

“Você tem que considerar que o papel tem um custo. Além do custo do papel em si, tem o custo da impressão, o custo da ocupação do espaço para o arquivo. Você vai precisar do imóvel, do espaço, do cuidado com o arquivo. Então, esse é o grande problema do papel. Eu sempre dava o exemplo do sulfite. É uma das despesas mais irrelevantes, né? A folha de sulfite. Porém, a gente (prefeitura) tinha 1150 funcionários. Se cada funcionário desperdiçar 1 folha de sulfite por dia, a gente vai jogar fora 2 pacotes de 500 folhas por dia. Isso porque Andradas é uma cidade relativamente pequena… Imagina uma cidade grande. É um custo muito pequeno, mas quando você o coloca no contexto geral da administração é um custo alto… Um processo físico tem 20 impressões no mínimo. Aí você pega a quantidade de 14 mil processos do ano de 2020 e multiplica por 20 impressões, fora a tramitação, despachos… Então, você cria um volume gigantesco de papel.”

Rodrigo também cita a facilidade do protocolo e assinatura digital:

“ Efetivamente a partir de janeiro de 2020 nós entramos com o protocolo totalmente digital, ou seja, qualquer pessoa pode da sua casa acessar o sistema, fazer seu protocolo e além disso, nós temos um apoio da prefeitura para as pessoas que não tem acesso a internet  (…) Em relação a assinatura digital, era uma coisa que me incomodava pois aparecia meu nome e meu cpf, isso pra mim não tinha validade, e em março de 2020 nós ganhamos a assinatura digital com QR Code, então isso deu ainda mais credibilidade.”

Rodrigo também ressaltou a importância dos processos digitais durante a pandemia:

“Em março de 2020 veio a pandemia, e com isso o sistema não foi prejudicado. Imagino que em muitas prefeituras, o atendimento ao público foi comprometido. Como a gente tinha já o sistema implantado, nós não tivemos prejuízo para a população. Tanto que no ano de 2019 nós tivemos aproximadamente 13.000 processos administrativos/entradas de protocolo e em 2020 nós tivemos mais de 14.000. Ou seja, o fluxo seguiu normal, até aumentou.”

O ex-prefeito menciona algumas vezes durante a entrevista a questão de resistência por parte dos servidores quanto às mudanças, mas ressalta que pelo de eles já conhecerem e confiarem no sistema Sonner, facilitou a implantação.

Com a iniciativa da governaça digital e seus diversos benefícios, foi possível notar uma grande melhora no desenvolvimento dos serviços públicos e a satisfação do governo e população.

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