Projetos de inovação nas áreas da saúde e educação contribuem com a modernização e eficiência em Guaxupé

Além dos investimentos nas áreas de infraestrutura, a cidade inovou e conseguiu resultados expressivos nas áreas da saúde e educação utilizando soluções Sonner.

Em Guaxupé, diversas iniciativas têm contribuído com a modernização administrativa. Além dos investimentos nas áreas de infraestrutura, a cidade inovou e conseguiu resultados expressivos nas áreas da saúde e educação utilizando soluções Sonner.

A fim de comportar as mudanças e inovações tecnológicas, houve o investimento em um novo datacenter, no valor de R$ 835.000,00, bem como nova rede de telefonia móvel, com a aquisição de 230 chips da operadora Vivo.

Na educação, a utilização do AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem, que é atrelado a plataforma educacional Sonner, contribuiu com a continuidade das atividades escolares e contempla um recurso adicional de suporte ao ensino híbrido. No sistema, os professores realizam o lançamento de conteúdos acadêmicos, que ficam disponíveis no Portal do Cidadão e no aplicativo Cidadão Online. Os alunos podem responder às atividades em formato de anexos ou fotos, tanto pelo computador como pelo celular.

Em 2021, mais de 3500 alunos foram atendidos por mês, contemplando mais de 150.000 atividades corrigidas por meio da plataforma no ensino infantil e fundamental 1. Tais atividades geraram mais de 350 gb de dados em arquivos digitais, expressando os resultados alcançados neste projeto. Além disso, foram comprados computadores e notebooks, com investimentos de mais de 800 mil reais a fim de contribuir com a modernização das escolas.

Na área da saúde, a gestão do município também executou um projeto importante para a modernização do atendimento e informatização de toda a secretaria de saúde.

Com a implementação do projeto, o prontuário é eletrônico sendo a prescrição de medicamentos e exames feita diretamente no sistema, 100% integrada à farmácia e demais unidades de saúde. No caso de gestantes do primeiro trimestre, por exemplo, em que há uma grande solicitação de volumes de exames, basta o médico selecionar o kit de exames e o sistema traz todos os exames necessários. O sistema preenche o pedido médico online automaticamente, resultando em facilidade e agilidade, contribuindo com a melhoria da qualidade do atendimento. A chamada de pacientes é realizada pelo nome, contemplando a modernização de todo o atendimento, desde a chamada até o encerramento do atendimento do médico.

Outro aspecto interessante é a geração automática da ficha de atendimento individual, que inclui os procedimentos realizados no prontuário eletrônico integrado ao ESUS, contabilizando dados para a geração de indicadores.

O Case da saúde teve grande sucesso sendo referência para outras cidades mineiras que foram até o município para conhecer o projeto e buscar referências.

Parabenizamos a cidade de Guaxupé, os secretários e servidores que têm acompanhado as inovações e impulsionado a transformação digital da cidade, contribuindo com uma gestão mais eficaz, conectada, sustentável e inteligente.

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Larissa Tavares

Larissa Tavares

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