Tendências tecnológicas para os governos em 2022

No início de 2020, com a pandemia, prefeitos e gestores de muitas cidades brasileiras viram a necessidade da disponibilização de serviços públicos de forma digital para a população. Este ano, é previsto que ocorra uma solidificação das estratégias tecnológicas, fazendo com que a digitalização seja realmente instalada e se torne imprescindível nos governos.

No início de 2020, com a pandemia, prefeitos e gestores de muitas cidades brasileiras viram a necessidade da disponibilização de serviços públicos de forma digital para a população. Do ponto de vista tecnológico, o dinamismo de evolução e transformação é evidente e a pandemia acabou antecipando a adoção de novos hábitos digitais. 

Hoje, após dois anos, a grande maioria dos gestores públicos reconheceu os benefícios da tecnologia na otimização dos recursos e do planejamento e é notável um avanço tecnológico considerável nas cidades, com a disponibilização de serviços digitais para a população e a adoção de metodologias mais ágeis, automatizadas e virtuais. 

A implantação de tais práticas trouxe consigo benefícios, como a possibilidade de um melhor planejamento das demandas dos munícipes, ocasionando, em algumas prefeituras, um aumento de até 50% na capacidade de atendimento*.

Este ano, é previsto que ocorra uma solidificação das estratégias tecnológicas, fazendo com que a digitalização seja realmente instalada e se torne imprescindível nos governos. 

Assim, as GovTechs se consolidam com suas inovações para o poder público, otimizando os recursos públicos, possibilitando uma gestão mais eficaz e a visualização dos dados para os gestores, permitindo diagnosticar o cenário da cidade ou da secretaria e elaborar políticas mais assertivas para um maior desenvolvimento governamental.

Ainda em 2020, alguns índices como o e-Gov e o “Ease of doing business” já indicaram o avanço na disponibilização de serviços mais eficazes no âmbito federal, abordando facilidades no pagamento de impostos de maneira digital, velocidade para a abertura de empresas, entre outros tópicos envolvendo a desburocratização. Uma vez que o cidadão possua um acesso mais fácil aos serviços públicos digitais, o empreendedorismo e novas oportunidades comerciais são estimulados, proporcionando grande avanço para o governo e o dia a dia da população. 

Com isso, em 2022 a migração para o digital será inevitável e seus benefícios já foram notáveis. 

O desenvolvimento de inovações nesse âmbito vem de encontro às necessidades atuais da gestão pública, em uma sociedade cada vez mais conectada e com urgência na realização de serviços, proporcionando uma gestão mais moderna, digital, consolidada e eficaz.

Entre em contato conosco e nos acompanhe nas redes sociais:

SonnerNews

SonnerNews

Obrigado pelo seu cadastro!

Em breve você receberá nosso conteúdo
no e-mail cadastrado!